Como verificar e resolver “conteúdos duplicados” em seu site


Em SEO, chama-se conteúdo duplicado quando uma mesma página de seu site pode ser acessada com o www e sem o www.

Embora, existam outras formas de duplicidade de conteúdo, por exemplo, imagine que você copie um conteúdo daqui do blog da inVettor e reproduza uma cópia em seu site, esta ação também será considerada conteúdo duplicado, diminuindo a importância e a qualidade destes conteúdos, e, consequentemente… perder algumas posições no Google.

Mas voltando a falar do acesso www, este pode ser resolvido diretamente no servidor. Vamos aproveitar e gerar o certificado SSL, para potencializar o site.

  1. Ative o Certificado de Segurança Let’s Encripty em seu CPanel.
  2. Usando o gerenciador de arquivos do CPanel, ou um cliente FTP, acesse a pasta public_html
  3. Verifique se já existe o arquivo .htaccess criado na pasta, caso contrário, crie-o
  4. Edite o arquivo e acrescente o seguinte código;
    RewriteEngine On
    Options +FollowSymLinks
    RewriteCond %{HTTP_HOST} ^www\.(.*)
    RewriteRule (.*) https://%1/$1 [R=301,L]

Prontinho, agora toda vez que seu site for acessado, automaticamente ele será redirecionado para endereço https://seudominio.com.br

Se você preferir com o www, então altere a última linha para:

RewriteRule (.*) https://www.%1/$1 [R=301,L]

Se precisar de ajuda para configurar o .htaccess em seu site, acione o nosso suporte, teremos o prazer em ajudá-lo.

O arquivo .htaccess

O arquivo .htaccess é um conjunto de configurações do Apache, software que recebe as requisições de visitas de seu site. Neste exemplo, usamos um recurso do Apache chamado de redirecionamento 301, pelo qual é possível configurar para que as visitas recebidas no site sejam redirecionadas para outra página, ou site.

Faça uma varredura em seu site por conteúdos duplicados.

Antigamente, era moda dos marketeiros digitais abusarem de conteúdos duplicados, mas recentemente isso caiu em desuso e os profissionais menos avisados ainda continuam praticando essa técnica obsoleta.

Se seu site é antigo ou se já passou por um serviço de SEO anos atrás, é interessante fazer uma análise do conteúdo. O site http://www.siteliner.com oferece este serviço gratuitamente! Experimente, os resultados mostrados são como os da imagem abaixo, onde um site qualquer com 19% de conteúdo bloqueado é um forte candidato a ser punido pelo Google.

Como verificar conteúdos duplicados no site

Nota 5

5 de 5

(baseado em 17 votos)

Deixe seu comentário