FAQ – Hospedagem de Sites


Hospedagem de sites

A inVettor realiza backups completos quinzenais e backups diários de todas as bases MySQL.

A restauração destes backups podem ser solicitados a qualquer momento pelo cliente sem nenhum custo adicional.

Importante! Os backups realizados pela inVettor não substituem em nenhuma hipótese a responsabilidade e o bom senso do cliente em executar seus próprios backups e armazena-los fora do servidor de hospedagem.

Clientes dos serviços de hospedagem Windows e Linux possuem acesso gratuito ao serviço de construção de sites.

Clientes de hospedagem Linux, devem acessar o painel de controle de hospedagemCPanel, e localizar o recurso RV Site Builder.Hospedagem de sites com construtor de sites; Linux RV Site Builder

Clientes de hospedagem Windows, devem acessar o painel de controle de hospedagemPlesk, e localizar o recurso Site Builder.Hospedagem de sites Windows com Construtor de Sites

O acesso SSH é liberado mediante ao pedido prévio do cliente e disponibilizado apenas por um período de tempo que será monitorado pela nossa equipe de suporte.

Para solicitar o acesso SSH, abra um ticket em sua área de cliente, ou envie um e-mail para [email protected].

As instruções de acesso ao SSH podem ser neste artigo – Como acessar o SSH da hospedagem?

Clientes da hospedagem de sites Linux / cPanel, podem alterar as versões do PHP através do próprio painel cPanel, as versões disponíveis são da 4.4 até a 7.0.

Vide um breve tutorial em nosso blog https://blog.invettor.com.br/mudar-versao-php-hospedagem/

Clientes da hospedagem de sites Windows/Plesk, podem alterar as versões do PHP através do próprio painel Plesk, as versões disponíveis são da 5.2.17 até a 5.6.30.

Para fazer a alteração;

  1. Acesse seu Painel Plesk
  2. Na página inicial do Plesk, procure por Configurações PHP e clique no ícone.configurar php no plesk
  3. Habilite o campo Suporte PHP no Plesk e seleciona e versão desejada.php-plesk

Um tutorial completo e passo-a-passo está disponível em https://blog.invettor.com.br/gerar-certificado-ssl-cpanel/

Em caso de dúvidas, entre em contato com o nosso suporte através dos nossos canais de atendimento; chat ao-vivo, e-mail, ou sistema de tickets disponível em sua área de cliente.

Um tutorial completo e passo-a-passo está disponível em https://blog.invettor.com.br/como-gerar-e-ativar-certificado-ssl-no-plesk/

Em caso de dúvidas, entre em contato com o nosso suporte através dos nossos canais de atendimento; chat ao-vivo, e-mail, ou sistema de tickets disponível em sua área de cliente.

Contas adicionais de FTP são úteis quando existem várias pessoas utilizando o armazenamento do serviço de hospedagem. Uma forma organizada e segura de liberar o acesso ao serviço de FTP é criar uma conta para cada pessoa.

  1. Acesse o painel CPanel de sua hospedagem.
  2. Procure pela aba Arquivos e clique em Contas FTP.Como criar contas adicionais de FTP no CPanel
  3. Informar todos os dados para criação de uma conta de usuário, e defina uma pasta para qual este usuário terá acesso. Em seguida, clique em CriarConfigurar usuário de FTP adicional no CPanel
  4. Prontinho, a conta está criada.

IMPORTANTE! Para acessar o FTP da hospedagem usando um cliente de FTP como o Filezilla por exemplo, você deverá informar no campo de usuário o sufixo @seudominio.com.br. Por exemplo; se o seu domínio é loja1000descontos.com.br e se você criou um usuário de FTP adicional chamado ronaldo, o usuário de autenticação no software FTP será [email protected]. Em caso de dúvidas acione o nosso suporte técnico.

Clientes dos serviços de hospedagem Linux cPanel e clientes de hospedagem Windows Plesk podem criar formulários de e-mails usando a classe PHPMailer para autenticar a saída dos e-mails, ou usar a função mail() do PHP.

Um tutorial completo e um exemplo de formulário para download usando o PHPMailer está disponível em https://blog.invettor.com.br/phpmailer-gmail-outros-provedores/

Mas caso opte pelo uso da função mail(), utilize o código a seguir;

$email_remetente = "[email protected]";
$headers = "MIME-Version: 1.1\n";
$headers .= "Content-type: text/plain; charset=iso-8859-1\n";
$headers .= "From: $email_remetente\n"; // remetente
$headers .= "Return-Path: $email_remetente\n"; // return-path
$headers .= "Reply-To: $email_usuario\n"; // Endereço (devidamente validado) que o seu usuário informou no contato
$envio = mail("[email protected]", "Assunto", "Mensagem", $headers, "-f$email_remetente");
Atenção: opte pela função mail() apenas se você pretende enviar e-mails para uma conta do próprio domínio, por exemplo; seu domínio é minhaloja.com.br e você deseja enviar e-mails para [email protected]
Caso não seja esta a sua intenção, recomendamos fortemente que prefira o uso da classe PHPMailer.

Embora a inVettor realize backups de seus sites, é importante que o cliente também tenha uma cópia de seus dados. Para fazer um backup usando o painel CPanel, siga os passos:

  1. Acesse seu Painel de Controle CPanel.
  2. Localize o recurso Backup e clique nele.Como fazer um backup completo na hospedagem CPanel
  3. Cloque agora no botão Baixar um backup de site completo.Como criar um backup da hospedagem
  4. Na tela seguinte, apenas informe o em-mail para qual deseja enviar o alerta sobre o término do backup e clique em Gerar Backup.
  5. O processo de geração de backup pode demorar alguns minutos. Recomendamos que gere seus backups em horários de menor tráfego no servidor, os horários noturno, madrugadas e finais de semana permitem gerar seu backup mais rapidamente.
  6. Após o servidor terminar o backup, você receberá um e-mail alertando sobre o término. Caso não receba o e-mail, você também pode verificar na própria página de backup o andamento e o término.
  7. Finalmente, o backup estará disponibilizado para download.

Recomendações para uso adequado do backup

  1. Faça antes um backup sempre que realizar manutenções críticas em seu site, como a alteração de algum script, ou alguma manutenção do seu banco de dados.
  2. Se julgar necessário, deixe o backup no próprio servidor, você mesmo poderá restaurá-lo se julgar conveniente.
  3. Evite deixar muitos backups no servidor, isso apenas ocupa espaço de armazenamento e prejudica os próximos backups, pois o servidor passará a fazer backup do backup, tornando o processo ainda mais lento e gerando arquivos cada vez maiores.
  4. Eventualmente, copie os backups gerados para o seu computador.

Ao contratar um serviço de hospedagem de sites da inVettor, você receberá todas as informações do serviço em seu e-mail, incluindo;

  • Endereços DNS dos servidores da inVettor.
  • Instruções de ativação do serviço CloudFlare.
  • Instruções de ativação do serviço Zoho Mail ou GSuite (depende da contratação do cliente).
  • Instrução para publicação do site via cliente FTP.

Se você é cliente inVettor e ainda não recebeu estas informações, por favor, entre em contato urgente com o nosso suporte abrindo um chamado em sua área de cliente ou do e-mail [email protected]

Por questões óbvias de segurança, não fornecemos dados do serviço de hospedagem por telefone ou atendimento ao vivo disponível no site.

A inVettor realiza migração de sites gratuitamente se o cliente já usuário de uma conta CPanel ou Plesk 12 no servidor atual de hospedagem.

Caso o cliente não se enquadre nesta situações a inVettor orientará o cliente de como fazer a migração manualmente, transferindo arquivos, e-mails e banco de dados.

A migração poderá ser solicitada a qualquer momento através dos nossos canais de atendimento; chat ao vivo, e-mail e sistemas de tickets disponível na área de cliente.

As estatísticas de acesso podem ser visualizadas pelo Painel do Cliente e são ativadas automaticamente junto com a Hospedagem.

Com as informações disponíveis, você pode detalhar a visitação em hits e page views por página, dia da semana, horário do dia, país, links provenientes de outros sites, palavras mais usadas em mecanismos de busca, entre outros.

Estatísticas de acesso nas contas CPanel

Para cliente de hospedagem Linux Cpanel, as estatísticas de acesso estão disponíveis no conjunto de ferramentas Métricas.estatisticas de visitas no site

Estatísticas de acesso nas contas Plesk

Para clientes de hospedagem Windows Server com Plesk, as estatísticas de acesso estão disponíveis logo na página inicial do Painel, no item Estatísticas da web.estatisticas de visitas windows