Como acessar o SSH da hospedagem?


O acesso via SSH oferece ao usuário mais praticidade em operações de download, backup e descompactação de arquivos.

 

O que é SSH?

O SSH (Secure SHell) é um protocolo que permite a você acessar virtualmente o servidor que hospeda os seus arquivos. Todo o acesso e controle destes arquivos é realizado através de comandos de console do Linux. Portanto, é necessário um breve conhecimento sobre estes comandos para fazer um bom proveito deste recurso.

 

Como funciona o acesso SSH na inVettor.

A inVettor oferece acesso ao SSH em servidores Linux por um período de tempo e é monitorado pelo nosso suporte, porém, este recurso não é habilitado por padrão, é necessário entrar em contato com o nosso suporte e solicitar a liberação do SSH e informando o tempo necessário que deseja utilizar.

 

Exemplo de uso do SSH no serviço de hospedagem.

Vamos supor que você queira fazer uma instalação manual do WordPress, sem utilizar o instalador de scripts Softaculous. Neste cenários, você teria que fazer o download do WordPress em seu computador, realizar a descompactação e então enviar os arquivos via FTP e esperar longos minutos até que a transferência seja finalizada. Mas, usando o SSH você poderá fazer o download e a descompactação diretamente no servidor, basta saber alguns comandos básicos.

 

Como acessar o servidor de hospedagem por SSH.

  1. Solicite ao suporte da inVettor a ativação do acesso via SSH e aguarde um retorno.
  2. Baixe o utilitário putty.exe verificando antes se o seu sistema operacional é 34 ou 32 bits (na dúvida, escolha a opção de 32 bits)
  3. Execute o putty.exe
  4. Na tela inicial, informe o IP ou o nome do servidor que deseja realizar o acesso.
  5. Ainda na tela inicial, preencha o campo Port. Você receberá do suporte da inVettor a porta correta para se conectar ao serviço SSH, a porta padrão é a 22, mas este número pode variar de acordo com o servidor no qual o seu site está hospedado.
  6. Nas opções Connection Type, certifique-se de que a opção SSH esteja marcada. A imagem a seguir demonstra todas as configurações necessárias para o acesso;Acesso SSH ao servidor de hospedagem
  7. Clique em Open
  8. No primeiro acesso, o putty irá abrir uma janela de alerta informando que o servidor de hospedagem não está registrado em seu sistema de cache e que é necessário adicionar uma chave  rsa2 para continuar com o acesso. Os servidores da invettor disponibilizam uma chave pública, de modo que você terá apenas que clicar em SIM.
  9. Será aberto um console, solicitando suas credenciais. O usuário e a senha devem ser as mesmas utilizadas para acessar o CPanel. IMPORTANTE! Após 3 tentativas mal-sucedidas seu IP de internet será automaticamente bloqueador no firewall do servidor. Caso isso ocorra, você deverá entrar em contato com o suporte da inVettor informando o seu IP de internet e solicitando a liberação.
  10. Prontinho, você está logado.

 

Deixe seu comentário