Como acessar o MySQL remotamente.


O recurso de MySQL remoto, disponível no CPanel dos clientes da inVettor, permite que o cliente conecte aplicações web e desktop que estão hospedadas em outros servidores e também permite manipular a base de dados usando um frontend MySQL de sua preferência.

Habilitando o MySQL remoto no CPanel

  1. Acesse sua conta CPanel
  2. Localize o recurso “Remote MySQL
  3. No campo “Add Access Host” adicione o IP que fará o acesso remoto.
  4. Se você quiser liberar o acesso remoto para qualquer IP, você pode adicionar o wildcard %, porém, tenha certeza que sua senha é forte para evitar problemas com segurança.

 

Criando um usuário para acesso remoto

Não é possível fazer o acesso remoto usando as credenciais do CPanel, portanto, é necessário criar um usuário específico para realizar o acesso.

  1. Localize no CPanel MySQL Databases
  2. Localize o campo “Add New User” e defina um nome para o novo usuário.
  3. Agora temos que associar o usuário criado com a base de dados que será conectada remotamente. Para isso, procure pelo campo “Add User to Database”
  4. ao clicar em Adicionar, você será redirecionado para a próxima tela; Manager User Privileges aonde você irá definir quais são os privilégios do usuário criado, normalmente, usuários de acesso remoto possuem todos os privilégios, portanto deixa marcado o campo ALL PRIVILEGES. e clique em Make Changes no final da página.
  5. Pronto! Agora você já pode fazer conexões remotas.

 

Acessando o MySQL com um frontend

É possível encontrar vários softwares para manipular bases do MySQL, uma alternativa mais produtiva ao phpMyAdmin, um destes softwars é o HeidiSQL que é open-source e bem pequeno.

  1. Faça o download do HeidiSQL no site oficial do desenvolvedor, aqui.
  2. Faça a instalação do HeidiSQL e execute-o.
  3. Na tela inicial, você precisa configurar os dados do servidor. No campo Servidor/IP coloque apenas o domínio do seu banco de dados (Se você utiliza CloudFlare, entre em contato conosco) e preencha também os campos de usuário e senha.
  4. Clique em Abrir e pronto! Agora você poderá manipular sua base de dados diretamente no seu computador.

 

Teste por 15 dias nossos serviços de hospedagem,traga seu site para a inVettor e conheça nossas vantagens, saiba mais…

Nota 5

5 de 5

(baseado em 1 votos)

Deixe seu comentário